Minha lista de blogs

Powered By Blogger

o genosha

  • codigo davinci

o genosha

o genosha
oga

o genosha

conteudo para estudo

William Shakespeare

Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre!

Pesquisar este blog

Marcadores

P

GENOSHA ESTUDO filmes programas livros

Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SAUDE DA MULHER

A mulher esta vuneravel a varias doenças todos os dias de sua vida, as vezes causadas pelo estress do dia a dia, ou por discurçoes com seu parceiro, ou ainda mais pelo trabalho ,contudo esses problemas podem ser resolvidos com medidas simples ,como tirar um dia so para si , tendo visitas periodicas com seu medico , tendo uma dieta bem balanciada , praticando exercicios regularmente , melhorando seu relacionamento com seu parceiro , tendo mais tempo para si , ,.........mas a maioria das mulheres de hoje nâo conseguem tirar um tempo para si mesmas , por que elas tem muitas tarefas a compri, as vezes relacionadas com os filhos ,marido ,problemas de saude etc ,porem toda mulher deve saber que mesmo tendo tarefas a comprir elas tem de reservar um tempo so para elas pois como todos nos tem direito de descanssar a mente , o corpo ,ate mesmo seus sentimentos pois eles tambem sâo afetados pelos problemas que elas tem de suportar ,por isso e bom resservar ou tirar um tempo para si, pois o mundo exige demais delas todos os dias ,entâo reserve um tempo so para si, para cuidar dos seus sentimentos ,saude ,corpo ,relacionamento, e com seu intimo ,tem amor consigo mesma, para depois amar seu proximo assim como a voçê mesma,,,, A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas.
.....Nesta página os temas sobre saúde estão setorizados para facilitar a pesquisa.
.....Alertamos, porém, que nenhuma informação dispensa a confirmação, orientação e o tratamento de um médico especialista. Ainda que o artigo encontrado pareça perfeito para você, não adote nenhum tratamento sem consultar seu médico. Cada pessoa tem sua história e suas características. Só seu médico pode dizer quanto eles podem reagir com qualquer medida que você adotar.
Cardiologia
Geriatria
Doenças do Coração
Emergência Cardíaca
Arterosclerose: Doença infecciosa?
Hormônios
Reposição Hormonal
Ginecologia
Neurologia
Controle da TPM
Corrimentos Vaginais - oque são
Corrimentos
Doenças da Mama
HPV - Papiloma Virus Humano
Irregularidades Menstruais
Dor de Cabeça
Neurologia - Definição e Distúrbios
O que é a doença de Parkinson
Síndrome do Túnel do Carpo
Odontologia
Oftalmologia
Dicas de Saúde Bucal
Medo de Dentista
Reparando o Sorriso
Hálito Puro
O problema do mau hálito
Cirurgias Refrativas
Glaucoma
Olho seco
Presbiopia
Teste de visão para crianças
Ortopedia
Homeopatia
Artrite Reumatóide
Homeopatia - Considerações Gerais
Emagrecimento
Alimentação
A história da obesidade
Alimentação ideal
As dietas que a moda traz
Caloria de algumas frutas
Comer rápido engorda?
Dieta do Tipo sanguíneo
Doenças que provocam ganho de peso
O perigo da luta contra a balança
Porque engordamos
Qual o peso ideal?
Quando vale a pena fazer lipoaspiração?
Cirurgia de redução do estômago
Tipos de Adoçantes
Nutrientes
Carboidratos
Gorduras
Sais Minerais
Vitaminas
A uva vermelha e seus benefícios
Alimentos que podem salvar sua vida
Espinafre e morango podem ajudar a combater o envelhecimento
Hortelã
Refrigerantes - o que são e o que fazem
Os segredos do vinho tinto
Terapias Alternativas
Tratamentos Naturais
Acupuntura
Agulhas aliviam a dor?
Conheça a medicina ortomolecular
Fitoterapia
Ao Natural
Homeopatia
Musicoterapia
Terapias Holísticas
Medicina Natural
Tratamentos naturais
A cura no jardim
Flora Medicinal: Informações Científicas.

Informações sobre Saúde
Varizes
ABC da Saúde
ABC do Corpo Salutar
Acesso Médico
Boa Saúde
Corpo Perfeito
Curiosidades
Dor de Cabeça on Line
Ginecologia
Medicina na Internet
Nervus - Diagnóstico e Tratamento
Neurologia
Portal da Saúde - Governo
Portal da Saúde - Informações
PsiqWeb
Saúde Discovery
Saúde Informações
Saúde em Movimento
Saúde da Mulher
Saúde na Internet
Síndrone dos Ovários Policísticos
Sortimentos
Um site só para diabéticos
Dermatite de Contato por Plantas
Porque os remédio têm hora
Cuidados no Verão

Antigo problema com novas técnicas de tratamento
O que são
Tipos de varizes
Problema conhecido desde a antiguidade
Varizes e mudanças de costume da década de 60
O defeito que provoca varizes
Em pé e sentado - favorecem o aparecimento de varizes
Porque aparecem veias de vários tamanhos?
Os Tratamentos
Microcirurgia da Telangiectasia combinada
Escleroterapia
Crioescleroterapia
Laser
Microcirurgia com Anestesia Local
Microcirurgia com Anestesia Peridural
Cirurgia Para Varizes de Grosso Calibre
Cirurgia com Laser Endovascular - EVLT
O Carater Crônico
Prevenção
Perguntas e respostas
Curiosidades
Sem destino Voce sente dores pelo corpo todo e não sabe a razão? Caminhe. As dores podem ser sintomas de fibromialgia, uma doença que atinge 5% da população provocada pelo mau funcionamento do mecanismo que regula a dor no corpo. Para melhorar os sintomas, geralmente acompanhados de depressão e ansiedade, o melhor é andar. A conclusão é de Valéria Valim, que fez um estudo com 80 mulheres de 18 a 65 anos que têm a doença. Metade delas fez alongamento três vezes por semana e outro grupo caminhou na mesma freguencia. As que caminharam sentiram-se mais dispostas, a ponto das outras, com invejam, pedirem para trocar de grupo. Para o reumatologista Jamil Natour, o chefe do setor de coluna Vertebral da Universidade Federal de São Paulo, que coordenou o estudo, a caminhada é idel porque alivia não só as dores, como diminui os problemas emocionais dos pacientes. Fonte: Folha de São Paulo Gás e Álcool Evite alternar drinques com bebidas não - alcoólicas gasosas, com àgua tonica e soda. É que o gás transporta o álcool para o sangue mais rapidamente, informa a médica Beatriz Cotrim. Isso vale também para o champanhe, a cerveja, os vinhos frisantes e todos os alcoólicos com gás. Fonte: Folha Equilíbrio Veneno para pressão alta As pesquisas sobre o veneno da jararaca feitas pelos brasileiros Maurício Rocha e Silva e Sergio Ferreira foram o ponto de partida para o desenvolvimento do captoprill, um dos remédios mais usados em todo o mundo para tratar a hipertensão. Eles descobriram que esse veneno estimula a liberação da brandicina, substância que provoca queda da pressão arterial. Fonte: Folha Equilíbrio Coma antes de voarFazer uma refeição leve antes de embarcar no avião pode evitar desmaios e problemas cardíacos durante o vôo. Segundo Makoto Matsumura, médico e pesquisador da escola de medicina Saitama (japão), a ingestão de alimentos e de bebidas não - alcoólicas aumenta a saída de sangue do coração, garantindo o fornecimento de oxigênio para o cérebro e o próprio coração.
A saúde da mulher é prioridade no contexto da gestão federal do SUS, em acordo com as diretrizes do Pacto pela Saúde, das Metas do Milênio e diversos acordos nacionais e internacionais.
No âmbito do Distrito Federal esta prioridade se reafirma e na atenção básica ela ocupa espaço privilegiado, especialmente nas ações referentes à redução da mortalidade materna, ao planejamento reprodutivo, humanização e qualificação da atenção obstétrica.
Serviços disponíveis para a Mulher na assistência primária e secundária:
A SES-DF dispõe dentro de sua Rede de Assistência à Saúde de 66 Centros de Saúde, 89 ESF e 12 Hospitais.
Em todos os Centros de Saúde são oferecidos os serviços de atenção em ginecologia geral e pré-natal de baixo risco.
A melhoria das condições de saúde da mulher depende do êxito das ações de saúde desenvolvidas nas unidades básicas, de responsabilidade de todos e, executadas por uma equipe multiprofissional composta por: agente comunitário de saúde – ACS, auxiliar de enfermagem, enfermeiro, nutricionista, médico, dentista e assistente social, que atuam por meio do atendimento individual ou em grupo e, adequados às necessidades da mulher, da família e da comunidade.
É importante para os profissionais e gerentes locais conhecerem a situação epidemiológica da comunidade, suas demandas e sua condição de vida, no momento da organização das ações básicas que responderão às necessidades regionais.
Também são previstas atividades educativas possibilitando às mulheres maior conhecimento de seu próprio corpo, facilitando o exercício da sexualidade, alertando sobre os problemas mais comuns de saúde e de como é possível prevenir doenças e promover a saúde como fator de melhoria da qualidade de vida.
O enfoque de risco (que é definido como a probabilidade que tem um indivíduo ou grupo, de sofrer no futuro um dano à sua saúde) constitui-se em um método de trabalho essencialmente preventivo, podendo ser considerado como a estratégia que otimiza os recursos ao permitir sua adequação às necessidades.


Nos hospitais, a Saúde da Mulher disponibiliza os seguintes serviços:
• Assistência à gestação de Alto Risco (ambulatório e internação) - Presente em 6 hospitais regionais (HRAS, HRAN, HRS, HRT, HRC e HRG).
• Assistência ao casal infértil /Reprodução Humana (ambulatório e procedimentos cirúrgicos) - Presente em 5 hospitais regionais (HRAN, HRAS, HRG, HRT e HRC).
• Serviço de Reprodução Assistida - Presente em 1 hospital regional (HRAS).
• Assistência oncológica (ambulatório e procedimento cirúrgicos) - Presente em 7 hospitais (HRC, HRAS, HRAN, HBDF, HRS, HRT e HRG).
• Assistência ao climatério (ambulatório) - Presente em 3 regionais (HRAS, HRAN, HRC).
• Assistência infanto-puberal (ambulatório) - Presente em 3 hospitais regionais (HRAS, HRAN e HRC).
• Assistência ao parto e puerpério - Presente em 10 hospitais regionais (HRAS, HRAN, HRT, HRC, HRG, HRS, HRBz, HRP, HRPa, HRSam).
• Casa de parto (assistência ao parto de baixo risco) - O DF dispõe de 01(uma) Casa de Parto, localizada em São Sebastião, que tem como referência o Hospital Regional da Asa Sul.

Em continuidade às ações de 2007, no ano de 2008 foram desenvolvidas as seguintes atividades:

Captação de Recursos Financeiro:

• Elaboração e aprovação de projetos para captação de recursos junto ao Ministério da Saúde para realização de um seminário distrital para gestores em saúde da mulher e três capacitações dos profissionais das UBS (Centro de Saúde e ESF), contemplando:
Pré-natal, Planejamento Familiar, Prevenção e detecção precoce de Câncer de colo de útero e câncer de mama e ações de promoção do parto natural e humanizado, envolvendo 675 profissionais do SUS DF. Valor total aprovado: R$ 218.704,00, para execução a partir de 2009.
• Elaboração e aprovação de Projeto para captação de recursos junto ao Ministério da Saúde para constituição de Redes de Atenção Integral para Mulheres e Adolescentes em Situação de Violência Sexual e Doméstica. Valor: R$127.158,00.
• Participação na elaboração do Projeto aprovado pelo Banco Mundial para montagem de100 salas de educação continuada para a mulher em todos os Centros de saúde, hospitais regionais e algumas ESF.

Colaboração Técnica:

Melhoria da qualidade do Pré-natal:
• Padronização dos exames de hepatite B e C na rotina do pré-natal.
• Pactuação com a Gerência de Nutrição – GENUT, para implementação de ações conjuntas visando estimular o Programa Nacional de Suplementação de Ferro.

Prevenção de Câncer de colo de útero e detecção precoce de câncer de mama:

Planejamento Familiar • Adoção, a partir de 2009, da terminologia Planejamento Reprodutivo em substituição a Planejamento Familiar, conforme orientação do Ministério da Saúde, no contexto da ampliação dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos da mulher.
• Elaboração de 10 mil exemplares da Cartilha de Planejamento Familiar e distribuição na rede pública e para ONGs – 2 versões: 1 para uso pelas ESF e outra para profissionais da rede pública e privada de saúde do DF.
• Pactuação com SVS para o uso da Talidomida em mulheres em idade fértil no DF.

Mortalidade Materna
• Articulação com SVS para atendimento a nova normatização proposta pelo Ministério da Saúde.

Promoção de Eventos

Qualificação da Gestão e Articulação/Pactuações Gerais
• Início da Revisão/atualização do Manual de Atenção a Saúde da Mulher;
• Criação de sítio www.saudemulherdf.com.br;
• Produção e gravação de oito programas de rádio com temática em saúde da mulher, disponibilizados na Rádio Senado;
• Participação na coordenação do Projeto de Reorganização da Atenção Primária a Saúde no DF e no Projeto de Acolhimento na Atenção Básica;
• Participação em eventos:
- Congresso Brasileiro de Atenção Básica – Fortaleza (CE) – Ministério da Saúde;- III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família – Brasília (DF)- 2º Encontro de Cidadãs HIV+;- 2º Fórum Mundial da Unifas(ONG)/World – Brasília (DF);- 1º Encontro da Rede de Atenção Integral para Mulheres e Adolescentes em Situação de - Violência Sexual e Doméstica – São Luiz (MA);- 1º Fórum Internacional Brasil-África – Brasília (DF);- I Seminário Nacional de Experiências Bem Sucedidas de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal e I Seminário de Morte Materna do Estado do Paraná – Curitiba (PR) – Ministério da Saúde;- 8ª Feira de Saúde do DF – com apresentação e publicação de trabalho científico;- Diversas Palestras por demanda de órgãos públicos, colégios e ONGs

Dificuldades Enfrentadas

-Infra-estrutura, comunicação e transporte;-Descontinuidade da gestão;-Carência de pessoal (quantitativo e capacitação);-Falta de fluxos, rotinas e protocolos definidos;-Atenção à Saúde da Mulher dividida em Atenção Básica e Média Alta Complexidade;-Falta de insumos: medicação para toxoplasmose, preservativos, etc-Demora no retorno de exames de pré-natal e de citopatologia;-Desarticulação do registro, fluxo e consolidação dos dados do SISPRENATAL.
Perspectivas para 2009
-Implementar e consolidar a gestão definindo e revisando fluxos, rotinas e protocolos; fortalecer as coordenações regionais do PAISM fomentando a co-gestão;-Aprimorar comunicação interna com PAISMs regionais e áreas de interface com a saúde da mulher, no âmbito da SES;-Qualificar tecnicamente as equipes que atuam com saúde da mulher na rede básica; -Fortalecer a articulação com Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Sociedades Científicas e a Academia;-Desenvolver ações para inclusão digital dos Agente Comunitários de Saúde e Gestores da Atenção Primária; -Dotar salas da mulher dos Centros de Saúde de mobiliário e equipamentos adequados;-Finalizar processo de normatização e fluxos de atendimentos à mulher no DF.
Dados Populacionais • Em 2008 o Distrito Federal trabalhou com uma população estimada em 2.557.158 habitantes, sendo 1.221.534 homens e 1.335.624 mulheres. Destas, 905.530 encontra-se em idade reprodutiva (faixa etária entre 10 e 49 anos), sendo alvo de todas as ações que envolvem o pré-natal e o planejamento reprodutivo.
• Reorganização do funcionamento dos PAISM’s Regionais com definição de atribuições dos coordenadores e carga horária disponível e início da definição de normas e protocolos;• Dia Internacional da Mulher com participação de cerca de 30 mil pessoas no parque da Cidade – maio/2008.• Aquisição e distribuição para toda a rede de 300.000 (trezentos mil) espéculos descartáveis e 2.000 espéculos de aço – quantidade suficiente para atender a demanda de 2009 e 2010.• Elaboração e aprovação de projeto de colaboração técnica junto a UnB/NESP e MCT para inclusão digital dos ACS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário